terça-feira, 25 de março de 2014

CHIHUAHUA

ASPECTO GERAL: é um cão de corpo compacto, sendo de primordial importância fazer notar que sua cabeça tem formato de maça e sua cauda moderadamente grossa, portada alta, arqueada ou em semicírculo com a ponta direcionada para o lombo.
TEMPERAMENTO/COMPORTAMENTO: esperto, alerta, inquieto muito valente.
CABEÇA: bem arredondada, de maça (característica especial desta raça) com ou sem pequena moleira. A depressão naso-frontal (stop) é bem marcada funda e ampla, consequência da frente abobadada sobre a inserção do focinho.
TRUFA: moderadamente curta e ligeiramente respingada; qualquer cor é permitida.
FOCINHO: curto; visto de perfil mantém uma linha reta, sendo mais largo na raiz e afilando-se para a ponta.
LÁBIOS: modelados e ajustados.
BOCHECHAS: pouco desenvolvidas e muitas modeladas.
DENTES: com mordedura de tesoura ou nivelada (em torquês); o prognatismo superior ou inferior (nognatismo) são seriamente penalizados assim como qualquer deformação maxilar ou mandibular.
OLHOS: grandes e redondos, muito expressivos, nunca protuberantes, perfeitamente escuros. Os olhos claros são permitidos, porém indesejáveis
ORELHAS: grandes, eretas e sem pregas, larga na raiz, se reduzem gradualmente até terminar ligeiramente arredondadas na ponta. Estando em repouso formam um ângulo de 45° para os lados.
LINHA SUPERIOR: ligeiramente arqueado.
COMPRIMENTO: médio.
FORMA: mais grosso nos machos que nas fêmeas.
PELE: sem barbelas; a variedade de Pelo Longo apresenta uma juba de pelos mais longos altamente desejável.
TRONCO: compacto e bem estruturado.
LINHA SUPERIOR: reta.

CERNELHA: pouco marcada.
DORSO: curto e firme.
PEITO: com tórax amplo e profundo e costelas bem arqueadas, visto de frente de boa amplitude, sem excesso; visto de perfil desce até o cotovelo nunca embarrilado.
PERFIL INFERIOR: determinado por uma retração ventral (tuck up) a qual deverá ser bem delineada. O ventre flácido é permitido, porém não desejado.
CAUDA: moderadamente larga, de inserção alta, larga na raiz reduzindo gradualmente para a ponta. O porte é um traço característico da raça estando elevada, arqueada ou em semicírculo com a ponta direcionada para o lombo, proporcionando equilíbrio ao corpo. Revestida de pêlos em harmonia com o resto do corpo segundo a variedade. Na variedade Pelo Longo revestida com pêlo em forma de plumagem em repouso é caída em suave gancho.
EXTREMIDADES:
MEMBROS ANTERIORES: retos e de bom comprimento, vistos de frente apresentam-se alinhados com os cotovelos, vistos de perfil são bem aprumados com os metacarpos ligeiramente inclinados, fortes e flexíveis. Os ombros são bem modelados, moderadamente musculosos, com boa angulação na articulação escapo umeral. Os cotovelos trabalham firmes e ajustados rente ao tórax, permitindo liberdade de movimentos
MENBROS POSTERIORES: bem musculados de ossos grossos, bem aprumados e paralelos com boa angulação nas articulações coxofemorais, de joelhos e de jarretes (tíbio-társica) de acordo com os membros anteriores. Jarretes curtos com tendões bem desenvolvidos; vistos por trás são separados, retos verticais.
PELAGEM: EXISTEM DUAS VARIEDADES NESTA RAÇA:
a)      Variedade pelo curto; o pêlo é curto e assentado em todo o corpo, ligeiramente mais longo quando apresenta capa interna (sub-pêlo), se permite escassez na garganta e no abdome. È ligeiramente mais longo no pescoço e na cauda. Curto na cara e as orelhas; é brilhante e sua textura suave. Não se aceitam os exemplares sem pêlo.
b)      Variedade do pelo longo; o pêlo deve ser fino e sedoso, liso ligeiramente ondulado, é desejada a capa interna (subpêlo) não muito densa. Apresenta pêlo muito longo em forma de pluma nas orelhas, pescoço, face posterior dos membros anteriores e posteriores, patas e cauda. Não se aceitam os exemplares com pêlo longo e esponjado como o Maltês.

COR: Todas as cores são permitidas em todas as suas tonalidades e combinações.
TALHE: a altura não deve ser elevada em consideração nesta raça, somente o peso.
PESO: varia entre os 500 gramas e os 3 quilos preferindo-se os exemplares de 1 a 2 kg. Os cães com mais de 3 kg são desqualificados.

2 comentários: